segunda-feira, 30 de junho de 2008

ALEGRIA INDIZÍVEL


ALEGRIA INDIZÍVEL



“[Jesus Cristo] a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível.”I Pedro 1.8


O apóstolo Pedro escreve a sua primeira carta para encorajar cristãos, que enfrentavam muitas lutas, a permanecerem firmes na fé em nosso Senhor Jesus Cristo.Ao contrário de algumas vozes que ouvimos por aí, é normal enfrentarmos muitas lutas na vida. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições (Jo 16.33).

O salmista disse que são muitas as aflições do justo (Sl 34.19). Em outro momento, Jesus disse que aquele que quisesse segui-lo deveria negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz (Mc 8.34).Desta forma, Pedro, na mesma linha de pensamento, declara aos crentes espalhados pela Ásia Menor que o sofrimento faz parte da experiência cristã.Mas, quando ficarmos muito ansiosos em razão dos sofrimentos, devemos nos lembrar de quatro coisas:

a) Deus tem o propósito de nos aperfeiçoar por meio do sofrimento (I Pe 5.10);

b) devemos entregar as nossas lutas ao Senhor por meio da oração (Fp 4.6, 7);

c) não podemos nos afastar do convívio com os irmãos, pois, assim, observaremos que eles também sofrem (I Pe 5.9);

d) precisamos nos envolver com o sofrimento alheio, pois isso nos ajudará a superar o nosso próprio.

Outra instrução de Pedro na carta, é que o nosso sofrimento não pode ser usado como desculpa para a prática do mal (I Pe 4.15, 16).

Isto significa que não existe desculpa para deixar de ser honesto porque todos roubam, de parar de estudar porque quem cola obtém média superior, de não ser fiel ao cônjuge porque ele(a) não corresponde ao seu anseio, etc..

Cristo foi maltratado sem jamais fazer o mal (I Pe 2.22, 23) e Deus se alegra quando, mesmo sofrendo, perseveramos na prática do bem.Para finalizar o seu ensino, Pedro afirma que a salvação em Cristo é uma experiência que supera todo sofrimento desta vida. A salvação gera uma alegria indizível (I Pedro 1.8), ou seja, que não conseguimos expressar com palavras.

Como explicar com palavras uma situação em que se está sofrendo, mas há paz no coração, segurança quanto ao cuidado de Deus e disposição para enfrentar e superar a dificuldade?Somente por meio de Jesus Cristo isso é possível.

Por isso, o apóstolo Paulo, na segunda carta aos coríntios, disse que sentia prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias, porque a alegria que experimentava em Jesus superava tudo isso (II Co 12.10).

Se você vive amargurado e não sente essa alegria precisa rever seus conceitos e se arrepender dos seus pecados para caminhar na senda da vida abundante e da alegria indizível somente proporcionada pela salvação de Cristo.


Rev. Ismael Rachid Junior

Nenhum comentário: