segunda-feira, 30 de junho de 2008

MELHOR COISA DO MUNDO PARA SE DESEJAR


MELHOR COISA DO MUNDO PARA SE DESEJAR


“Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se não me abençoares (...) Então disse:Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus ...”Gênesis 32.26, 28O


Jacó que partiu da casa de seus pais era bem diferente daquele que estava voltando com a sua família vinte anos mais tarde. O que partiu fez a seguinte proposta para Deus: se me abençoares, te servirei (Gn 28.20-22). Pensava numa relação de toma-lá-dá-cá com o Senhor.

O que voltou, lutou com Deus no vale do rio Jaboque para não mais viver sem a sua bênção, sabendo que nada poderia oferecer em troca dela.Por isso, teve o nome modificado de Jacó (o usurpador ou o enganador) para Israel, aquele que luta com Deus, porque desejava, acima de tudo, a sua bênção.Israel estava certo: não há nada mais importante do que caminhar debaixo da bênção divina.

Esta convicção decorre de que:

1) A ausência da bênção de Deus resulta em desperdícioNo livro de Eclesiastes, é dito que o rei Salomão resolveu fazer, sem consultar o Senhor, tudo o que desejava o seu coração: entregou-se à bebida para experimentar da sua alegria; fez as construções que intentou para o seu reino; teve os bens, os servos, as mulheres e os prazeres que desejou.

As conclusões que chegou, após considerar todas as coisas que havia feito, foram:

a) tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol (Ec 2.11);

b) tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos (Ec 12.13)Em outras palavras, afirmamos que viver sem a bênção divina é praticar a teologia do desperdício, ou seja, é desperdício de tempo, de forças, de sonhos e de vida.

2) A bênção divina traz privilégiosA bênção de Deus faz com que atinjamos os objetivos dele para a nossa vida. E os objetivos de Deus são sempre o melhor para nós.José foi para o Egito como escravo e ali esteve preso. Porém, a bênção do Senhor, que com ele estava, o conduziu ao governo daquele país, porque Deus tinha um propósito em sua vida: o de ser o sustentador de sua família.Desta maneira, não há privilégio maior do que saber que Deus nos conduz, mesmo em meio a tribulações, ao cumprimento da sua vontade quando caminhamos debaixo de sua bênção.

3) É necessário, porém, desejá-la para obtê-laComo Jacó, não podemos sair da presença de Deus até possuirmos a convicção de que dela somos beneficiados.Certa feita quis ajudar uma pessoa com dependência química levantando recursos para o pagamento do seu tratamento. Em meio à agitação para obter o que empreendia, minha esposa fez uma pergunta simples: “Ele deseja ser tratado e se curar?”Ponderei e reconheci que a vontade era mais minha do que dele. Desta forma, não haveria tratamento que desse resultado positivo. Com a bênção de Deus acontece o mesmo, é preciso desejá-la de todo o coração para obtê-la. Espero que seja essa a nossa realidade, porque não há coisa melhor no mundo para se desejar do que viver debaixo da bênção divina.Rev.

Ismael Rachid Júnior

Nenhum comentário: