segunda-feira, 30 de junho de 2008

EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

Pastorais

EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR“... escolhei, hoje, a quem sirvais (...) Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”Josué 24.15Deus estabelece etapas na vida do homem a fim de que, ao serem atingidas, estimule-o a parar e avaliar o que foi feito. Assim, o final de um ano determina o fim de uma etapa, um marco alcançado, que sugere avaliação e projeções para o novo ano que se inicia.Na época de Josué, uma etapa foi concluída após Deus ter dado repouso a Israel de todos os inimigos da terra de Canaã. Foi um período longo de lutas e conquistas que, após o seu término, exigiu uma parada para reflexão.Desta maneira, Josué reuniu o povo, juntamente com seus líderes, desafiando-os a tomar uma decisão: “... escolhei, hoje, a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24.15).Deus lhes dera triunfo sobre os inimigos e agora era o momento de reconhecerem isso, entregando a vida a ele e deixando de servir deuses estranhos. Josué deixou claro que o compromisso com o Senhor exigiria renúncia a prazeres transitórios e uma determinação para obedecer a sua lei acima de qualquer coisa. O povo e seus líderes responderam ao desafio de Josué declarando que serviriam a Deus e obedeceriam a sua voz (Js 24.24).Retornando aos nossos dias, ao se completar mais um ano, o questionamento de Josué ao povo de Israel deve ecoar em nossa mente: escolhei, hoje, a quem sirvais.É necessário parar para refletir acerca do relacionamento com o Senhor: se houve progresso durante o ano findo, o propósito é que o crescimento continue no próximo; se, ao contrário, houve retrocesso, a época é propícia ao arrependimento e à mudança de posicionamento.É igualmente salutar renovar a disposição de abandonar deuses estranhos, obedecer a voz de Deus e servi-lo com dedicação.Por isso, a minha mais profunda oração é que tenhamos a firmeza de caráter e a convicção de Josué para declarar que, juntamente com a nossa casa, serviremos ao Senhor em 2007.
Rev. Ismael Rachid Júnior

Nenhum comentário: