segunda-feira, 30 de junho de 2008

O CAMINHO DO MAL


O CAMINHO DO MAL


“... levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa ...”II Samuel 11.2

Esta passagem é uma mancha na biografia do rei Davi, o homem segundo o coração de Deus.Nela encontramos Davi usufruindo do luxo e do conforto da casa real enquanto seus homens estavam na guerra contra os amonitas. Ocioso no terraço de seu palácio, o rei viu uma linda mulher tomando banho, investigou sobre sua vida, mandou trazê-la e deitou-se com ela.Ao ser informado que estava grávida, mandou chamar seu marido na batalha para passar uns dias com a mulher e o seu pecado ser encoberto.Esbarrou, porém, na integridade deste homem chamado Urias que não aceitou ir para casa enquanto seus companheiros corriam perigo.Desta maneira, inescrupulosamente, Davi escreveu uma carta para o capitão do exército de Israel ordenando que Urias fosse colocado na frente da batalha para ser atingido pelo inimigo. Isto foi feito e Urias morreu.Davi estava insensível ao mal praticado e achou que o problema estava resolvido. Mas, Deus, que tudo vê, foi ao seu encontro através do profeta Natã e confrontou o seu pecado (II Sm 12).Davi arrependeu-se e confessou seu erro ao Senhor (leia o salmo 51).A grande lição que aprendemos desta experiência do rei Davi é que somente a graça de Deus nos liberta do mal. Assim como o Senhor, por intermédio de Natã, foi ao encontro de Davi para apontar-lhe o pecado, o Espírito de Deus, que habita o crente, é que o convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus (Jo 16.8), para que reconheça e confesse todo o mal existente em sua vida.Outra questão importante é a necessidade de evitar que o mal se instale em nossa vida. De que forma?


a) evitando a ociosidade: cuidado coma preguiça, com a indolência e com a falta de horários. Uma vida desorganizada, sem disciplina e, portanto, sem compromissos é oficina de satanás.


b) não desprezando a Palavra de Deus: é fundamental ler a Bíblia, de preferência diariamente, porque esta leitura nos humilha, nos leva a reconhecer e confessar os nossos pecados e, assim, nos livra da frieza espiritual.

c) lembrando das conseqüências do mal: Davi sofreu bastante por causa do seu pecado: a criança, fruto de seu adultério, morreu; seu filho Amnom estuprou a irmã Tamar; seu filho Absalão matou o irmão Amnom; Absalão tomou-lhe o trono; Absalão coabitou com suas mulheres em tendas montadas em lugar público; finalmente, Absalão foi morto pelo capitão do seu exército.

Ao avaliarmos este momento negativo na vida do servo do Senhor, a conclusão que chegamos é que não vale a pena enveredarmos pelo caminho do mal.

Rev.IsmaelRachid Júnior

Nenhum comentário: