segunda-feira, 30 de junho de 2008


A LIBERDADE CRISTÃ



“Porque, vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém, não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.”Gálatas 5.13Esta passagem fala sobre a liberdade que nós, cristãos, desfrutamos.De modo preciso esta liberdade significa ser livre do domínio do pecado com todas as suas mazelas: medos, influências malignas e superstições.Quem conquista esta liberdade para nós é o Senhor Jesus Cristo, em quem, segundo o apóstolo Paulo, temos a redenção, a remissão dos pecados (Cl 1.14).Jesus, portanto, nos liberta do medo, especialmente o medo da morte (I Jo 4.18; Fp 1.21) e da influência de satanás (I Jo 5.18). Por meio de Jesus obtemos também a liberdade de consciência, o que significa que não nos submetemos aos pensamentos de pessoa alguma, a não ser que estejam em consonância com o ensino bíblico.A liberdade cristã não significa que podemos fazer tudo o que desejamos, sem limites. É o mesmo que ocorre na vida civil, onde há limites que precisam ser respeitados. Por exemplo, o homem deve agir de conformidade com as leis do Estado para que não seja penalizado devido à alguma infração cometida e perca, em caso extremo, a própria liberdade.Da mesma maneira, a liberdade em Cristo é limitada pelos deveres que temos com Deus. Conforme o texto acima propõe, esses deveres são:

a) não dar ocasião à carne: não podemos viver sem compromisso com o Senhor e com a sua vontade, vivendo no pecado e não nos importando com o crescimento espiritual. A liberdade cristã resulta numa vida transformada e que se transforma a cada dia para a glória de Deus (II Co 3.17, 18). A nossa vida precisa refletir essa realidade.

b) sermos servos uns dos outros, pelo amor: somos livres para amar e para servir o nosso próximo. A vida de alguém que não ama e não tem disposição para servir não desfruta da liberdade de Cristo. Está presa em seus próprios desejos egoístas e mundanos.

Se as características da liberdade cristã (vida nova que se transforma diariamente para a glória do Senhor e desejo profundo de amar e servir ao próximo) não estiverem presentes em sua vida, suplique ao Senhor que lhe conceda libertação do pecado por meio de Jesus.


Rev. Ismael Rachid Junior

Nenhum comentário: